Os Pretos Velhos...

Luz, guias, lideres, forças, professores, psicólogos, pais, avós, negros, feiticeiros, rezadeiros e muito mais...


Essa falange que encanta que vê, carrega em si a força negra, de resistência em tempos de dor, o sentimento do sofrimento de ser tratado como animal por anos, ouça a história de um velho e você não ira conter as lagrimas. Os pretos velhos são espíritos de antigos escravos brasileiro trazidos a maioria da África, eles trabalham na linha da esquerda e da direita por terem vasto conhecimento sobre o bem e o mal, da mesma forma que são curandeiros, são feiticeiros. Velhos tem a força de alguém que passou uma semana levando chicotadas mas um coração mais mole que calda de açúcar. Suas cores são o preto (referenciando a esquerda) e o branco (referenciando a direita), trabalham com ervas, pembas, velas, terços e cachimbos, as bebidas variam de acordo com a entidade. Sem contar o seu porrete que emana e abstrai energias inimagináveis com apenas uma batida. Alguns não andam, ou só com dificuldade por punições que sofreram em vida, alguns falam outras linguás pois foram trazidos de fora do Brasil. O trabalho do Preto Velho na umbanda é imenso, eles demandam más energias, e também curam o físico com banhos, ervas, simpatias e rezas, ás vezes tem a função de dirigir a gira, pois são os mais respeitados dentre todas as linhas, eles ensinam e aconselham, e tratam os consulentes como seus filhos mesmo, se precisar tomam as dores e não deixam que nada de ruim os aconteça.

Pretos Velhos são do mal?

Nenhuma entidade que trabalha sobre as leis da umbanda são do mal, mas eles são sim feiticeiros, e quando preciso, podem trabalhar com energia negativa sim, assim como os Exús.

Todo Preto Velho é negro e foi escravo?

Não, alguns espíritos se agregaram a falange por que se sentiram confortáveis para exercer o trabalho como eles.

Qual orixá os rege?

A falange de Preto Velho é regida principalmente por Omulu e Oxalá, mas a regência de uma unica entidade pode ser variada como Vovó Chica da Cachoeira (Oxum) Pai Benedito das Matas (Oxossi), e assim por diante.

Acrescentamos também que eles são os melhores desenvolvedores espirituais, tanto do médium que o recebe quanto os médiuns que recebem a energia ao redor. E temos uma variável enorme de característica para cada velho, desde a incorporação ou que usam em seu trabalho e onde trabalham no plano espiritual. Salve os Pretos velhos! Adorei as Almas!!

Nenhum comentário: